Ouro em joias, uma análise importante
- Cesar Augusto Maia

- 15 de dez. de 2025
- 1 min de leitura
Embora disponibilizemos uma ferramenta que auxilia tanto compradores quanto vendedores, a calculadora que indicamos como a melhor referência média para estimar o valor praticado em joias com base no ouro, vivemos atualmente um cenário contraditório no mercado brasileiro. Isso ocorre porque o mercado interno não tem acompanhado, na mesma proporção, a valorização do ouro no cenário internacional.
A principal razão é a lei da oferta e da procura, que tem limitado essa tendência de alta. Na prática, o percentual de desconto que antes era usualmente aplicado ampliou-se, permitindo que os compradores adquiram o metal por valores relativamente menores. Sob uma análise objetiva, quem compra hoje paga, proporcionalmente, menos do que pagava anteriormente em relação aos preços ditados pela Bolsa de Metais. Em contrapartida, assume um risco maior, tanto pela menor liquidez quanto pelas constantes oscilações de preço.
Por outro lado, quem vende também o faz por valores inferiores aos praticados no passado quando comparados às cotações internacionais. Ainda assim, esses vendedores estão obtendo um lucro considerado razoável se comparado ao cenário de menos de um trimestre atrás. Esse conjunto de fatores gera uma aparente contradição e muitas dúvidas, mas, ao final, todos acabam se beneficiando, alguns mais, outros menos, dentro da dinâmica própria do setor joalheiro.
Fonte: https://ourodejoias.com.br/








Comentários