top of page

Menu

Blog

  • Foto do escritorCesar Augusto Maia

No Coração da Cidade do Diamante: viagem à Antuérpia

Fui convidado a participar de alguns trabalhos na Antuérpia. Escolhi passar antes em Lisboa, onde tenho negócios e ocupo o cargo de delegado da Associação, e de lá parti para a capital do diamante. Em entrevista com empresário do setor, na Bolsa de Diamantes, soube os números impressionantes ali registrados. O que torna este local inesquecível, pois tudo ao redor é resultado da riqueza oriunda dos negócios ligados à este precioso mineral que tem origens em diferentes localidades.

A Antuérpia é uma cidade portuária na Bélgica e é o destino da maioria das pedras preciosas. É uma cidade conhecida pelas escolas de lapidação e a mistura arquitetônica que junta o antigo ao moderno. Suas ruas respiram a história do diamante e os espólios das colônias europeias. Mais recentemente, a Bélgica se tornou o centro das discussões por conta das pressões sofridas por não seguir a diretiva da ONU e implementar as sanções ligadas aos diamantes russos.

Ver de perto como funciona o mercado do diamante na cidade mais emblemática, me trouxe outras reflexões sobre a mineração no Brasil e o quanto precisamos de uma regulamentação mais justa e eficaz. Percebi na Antuérpia uma postura diferente perante o mercado de diamante. A experiência dos comerciantes e proprietários na Antuérpia é bem diferente das expectativas que proprietários brasileiros criam sobre esse negócio.

Foi uma experiência enriquecedora! Aproveitem as fotos e acompanhem a viagem pelo perfil Perito Maia nas redes sociais.


Comments


bottom of page