Notícias

Menu

Visita oficial à República de Benin
Em visita oficial à República de Benin o Cônsul Honorário Excelentíssimo Sr. Cesar Augusto Maia, acompanhado de sua esposa Dra. Julia Favilla Maia e de seu Assessor Sr. Bakento Nzola, tiveram diversas reuniões com representantes do Governo, do Comércio, da Indústria além das famílias que representam o laço histórico entre os dois países. Com uma agenda bastante rica os encontros com os representantes do Governo foram marcados pela presença do Secretário Geral do Ministério das Relações Exteriores, Ministro da Indústria, Ministro da Juventude e Esporte, Ministro da Agricultura, Secretário Geral da República, Diretor dos Assuntos Consulares, Diretor de Ações Humanitárias, Presidente da Câmara de Comércio e Indústria, Gabinete do Ministério do Artesanato e Turismo e outras diversas autoridades.
Tendo como um dos propósitos na visita de Benin de fomentar a criação da Câmara Central Benin Brasil, para fortalecer as relações de troca entre os dois países de forma ampla. Buscando entender as reais condições e os objetivos o representante de Benin, Excelentíssimo Sr. Cesar Augusto Maia discutiu e apresentou diversas idéias para se realizar com sucesso este trabalho no Brasil, onde recebeu elogios e foi presenteado com uma placa pelo Presidente da Câmara de Comércio e Indústria do Benin.
Além de muitos encontros formais para debater os temas foi também oferecido ao Excelentíssimo Cônsul um jantar com comidas típicas do Benin. O tempero apimentado e o delicioso abacaxi, fruta típica do país, marcaram a noite.
Outro importante encontro ocorreu com o Diretor Geral do Porto de Cotonou, principal porto da região da África Ocidental. No encontro, o Diretor relatou estar bastante interessado em fazer parcerias com os portos Brasileiros para assim permitir maiores trocas entre os dois países. Solicitou ainda ao Excelentíssimo Sr. Cesar Augusto Maia, Cônsul de Benin no Rio de Janeiro, Brasil, que os ajudasse na comunicação com as autoridades que representam estes portos, pois o processo é demorado e com sua ajuda poderia ser mais breve. Outro ponto levantado pela direção do porto foi o de atrair investidores para a área de transporte, possibilitando uma renovação da frota de caminhões, e a participação de armadores brasileiros.
Em visita ao Centro de Artesanato de Cotonou o Cônsul Excelentíssimo Sr. Cesar Augusto Maia acompanhado de sua esposa Dra. Julia Favilla Maia e representantes do governo tiveram uma mostra da riqueza cultural e artística que o país oferece. Encantados com o volume e a variedade das obras o Cônsul adquiriu algumas peças para decorar o Consulado do Benin no Rio de Janeiro e assim poder dar uma amostra aos visitantes que lá estiverem.
Em viagem a região de Ouidah para conhecer de perto os laços que unem o Brasil a Benin e as famílias que a representam e também constatar a influência arquitetônica Brasileira, o Cônsul Excelentíssimo Sr. Cesar Augusto Maia, se encontrou com o representante da Família Souza no Palácio Singbomey. Recebido pelo Excelentíssimo Sr. Feliciano Julião de Souza que é o 8° Chacha, ou seja, representa a 8° Dinastia de Don Francisco Felix de Souza, brasileiro e o 1° Chacha, que recebeu o título do Rei Danhome sua Majestade Guezo em 1754. Fez também parte da visita a OUIDAH a ida ao Portal do NÃO RETORNO, portal este que marcava a saída dos escravos, localizado em um litoral belíssimo a região atrai muitos turistas e historiadores.
Os vários componentes da família Souza, apresentaram seus trabalhos e propostas para incrementar as relações do Benin e do Brasil na área comercial e esportiva. Um Centro voltado ao desenvolvimento dos jovens beninenses, com destaque ao futebol, é mantido pela família. A estrutura do Centro Esportivo conta com quadras, salas de aula, dormitórios, academia, laboratórios, transporte, ou seja, é um moderno e importante complexo esportivo do país.
Um reencontro marcou a passagem do Cônsul Honorário, Excelentíssimo Sr. Cesar Augusto Maia a Benin em sua visita ao Ministério da Agricultura, pois o atual Diretor geral da SODECO SA, empresa de sociedade mista que é responsável pelo desenvolvimento e aprimoramento da matéria prima algodão, o produto mais exportado do país, já havia estado junto, em uma visita oficial do governo de Benin à PETROBRAS, trabalhando no projeto de Biocombustíveis. Ambos discutiram estratégias de venda do algodão direto à indústria e a possibilidade de montagem conjunta entre investidores dos dois países de uma indústria para beneficiar a matéria prima. Outro tema levantado e que apresentou muito interesse foi o de trazer alimentos produzidos pelo Brasil, desde que não concorrentes com os produzidos no Benin. A idéia de um Centro de Distribuição foi também cogitada como de interesse, pois Benin possibilita uma entrada na região da África Ocidental que possui em torno de 200.000.000 de possíveis consumidores.
Sr. Cesar Augusto Maia, o Secretário Geral do Ministério das Relações Exteriores presenteou o mesmo com uma lembrança, expressando sua satisfação em ter lhe recebido no país e que contará com seu trabalho para intensificar a relação com o Brasil.
Em sua última reunião oficial com o Governo de Benin, o Excelentíssimo Cônsul conversou com o Diretor de Ações Humanitárias que o solicitou desenvolverem um convênio com umas das 92 cidades do Estado do Rio de Janeiro para assim criar a relação de Cidades Irmãs e consequentemente fortalecer a troca de informações entre os dois países.



